Nesta terra de gigantes, que trocam vidas por diamantes...

1.11.06

PT e o próximo AI


Agora que o Imperador de Banânia está tranquilo por poder ficar mais quatro anos no poder, a mídia começa a sofrer as consequências por ter falado contra a "honorável" pessoa do presidenciável.

Embora, no primeiro contato com a imprensa após o resultado, ele tenha dito que mudaria seu relacionamento com a imprensa, por trás dos bastidores a história é diferente.

A Folha de São Paulo deu cobertura destes acontecimentos:

Por Lilian Christofoletti: Três repórteres da "Veja" foram intimidados, pressionados e constrangidos pelo delegado da PF paulista Moysés Eduardo Ferreira. Chamados a depor na condição de testemunhas, como autores de uma reportagem sobre supostas ilegalidades cometidas por policiais federais, tiveram de responder sobre o posicionamento político da revista e supostas filiações partidárias.

Os depoimentos ocorreram um dia depois de jornalistas terem sido hostilizados por militantes petistas em Brasília, na chegada do presidente ao Palácio da Alvorada.

O presidente nacional do PT, Marco Aurélio Garcia, ao comentar o episódio, disse que a imprensa deveria fazer uma "auto-reflexão" sobre a forma com que havia noticiado o escândalo do mensalão.”

Por Fábio Zanini: “O PT divulgou ontem, dois dias após a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva, o programa do presidente para ‘democratizar os meios de comunicação’, que inclui mudanças legais para dar mais ‘equilíbrio e proporção’ a eles. O texto final, discretamente publicado na página da campanha de Lula na internet, promete medidas ‘vigorosas’ para regulamentar e descentralizar a mídia.

Reinaldo Azevedo: Ditaduras e ditadores não precisam de motivos, mas de pretextos. Nessa história da mídia, certamente o governo vai promover uma blitz nas concessões de rádio e TV.

E o Reinaldo vai mais longe: Mussolini e Hitler: os dois foram conduzidos ao poder "pelas massas", com "a culpa do povo". O rolha de poço começou sua carreira ligado, de fato, a um partido que "socialista". O pintor de paredes era o teórico do "nacional-socialismo". No poder, o primeiro alvo foi a imprensa. Inclusive com a ajuda do jornalismo vagabundo.
Se continuar assim teremos mais um Ato Institucional para censurar nossa liberdade de expressão. Pode falar o que quiser, desde que não seja contra PT e Lula.
Rasguem então a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que mostra no artigo 19, onde se regula o direito à liberdade de expressão: "Todo mundo tem o direito da liberdade de expressão e opinião; este direito inclui a liberdade de sustentar opiniões sem interferência e de procurar, receber e dar informação e idéias através de qualquer meio e sem importar as fronteiras."
Vladimir Herzog, espere que se continuar assim você terá companhia. Quem viver, verá.

Nenhum comentário: