Nesta terra de gigantes, que trocam vidas por diamantes...

6.11.06

O Grande Irmão


Agora estamos perto do fim...
Saiu na Folha de São Paulo hoje, escrito por Elvira Lobato e não foi muita supresa para mim: O Governo quer cadastrar todos os usuários da Internet no Brasil. Se você for mandar um email, entrar num chat, criar blog, qualquer coisa, terá que ser identificado antes. Será votado quarta-feira.

Patacaparau! Isso é uma censura! Eles saberão o que você lê, o que escreve e do que gosta, acabou a individualidade.
Segundo eles, isso é para acabar com os crimes cibernéticos. Mas não vai adiantar muito, porque se alguém quiser praticar cybercrimes entrará por um provedor no exterior, usará identidade falsa, etc...
Você só terá acesso depois que conferirem nome, endereço, número de telefone, da carteira de identidade e do CPF junto ao provedor. O acesso sem identificação prévia seria punido com reclusão de dois a quatro anos e os provedores ficariam responsáveis pela veracidade dos dados cadastrais dos usuários. O texto é defendido pelos bancos e criticado por ONGs (Organizações Não-Governamentais), por provedores de acesso à internet e por advogados.

Como os provedores levarão culpa por causa dos crimes, a tendência é que eles dificultem o acesso das pessoas à rede. Aí sim desistam desse negócio de democratização da informática, computador para todos, etc...


Ah, um detalhe:

O relator do projeto é o senador Eduardo Azeredo (PSDB), ex-governador de Minas Gerais. Os especialistas do setor dizem que o mentor das mudanças é o assessor de Azeredo José Henrique Portugal, ex-dirigente do Serpro, estatal federal de processamento de dados. O presidente da ONG Safernet diz que, por trás da identificação e da certificação prévias dos usuários da internet, está o lobby das empresas de certificação digital, espécie de cartórios virtuais, que atestam a veracidade de informações veiculadas pela internet.

Nem me passou pela cabeça de que possa haver lobby por trás disso tudo. Eles não seria tão malvados conosco. Não?

Nenhum comentário: