Nesta terra de gigantes, que trocam vidas por diamantes...

16.10.06

Extinção Humana



O ser humano é, sem dúvida, a espécie dominante da Terra. Apenas em alguns milhares de anos nós engolimos mais do que um terço do território do planeta para nossas cidades e pastos. Segundo algumas estimativas, nós estamos agora com 40% de toda sua produtividade. E nós estamos deixando para trás pradarias desertificadas, florestas destruídas, aquíferos drenados, o desperdício nuclear, a poluição química, extinções maciças e agora a mudança do clima.
Se todos os 6.5 bilhões de habitantes da Terra desaparecessem automaticamente, o que aconteceria? A natureza começaria a recuperar o planeta, porque os campos e os pastos cresceriam, a floresta, o ar e a água limpariam-se dos poluentes, e as estradas e cidades desintegrariam-se. Mas a pegada da humanidade desvaneceria-se aos poucos.
Se desaparecêssemos amanhã, mesmo da órbita terrestre a mudança seria evidente quase imediatamente, por causa da luz. Certamente, há poucas maneiras melhores de ver como nós dominamos a superfície da terra do que para olhar a distribuição da iluminação artificial. Por algumas estimativas, 85% do céu noturno acima da união européia é iluminado artificialmente; nos EUA é 62% e no Japão 98.5%; em alguns países, incluindo Alemanha, Áustria, Bélgica e os Países Baixos, já não há céu noturno sem luz artificial.
Consideravelmente rápido - 24, talvez 48 horas - que começaria haver escurecimentos por causa da falta do combustível adicionada às estações de poder. As fontes renováveis, tais como turbinas do vento e energia solar manteriam algumas luzes automáticas acesas, mas a falta de manutenção desligaria estes em semanas ou poucos meses. A perda da eletricidade também silenciaria rapidamente as bombas de água e toda a maquinaria da sociedade moderna.
A mesma falta da manutenção ruiria edifícios, estradas, pontes e outras estruturas. Embora os edifícios modernos tenham sido projetados para suportarem perfeitamente 60 anos, pontes 120 anos e represas 250, a falta de reparo os depreciaria rapidamente. A melhor ilustração disto é a cidade de Pripyat, perto de Chernobyl na Ucrânia, que foi abandonada após o desastre nuclear, 20 anos atrás e está deserta. “De uma distância, você acreditaria que Pripyat é uma cidade viva, mas os edifícios estão deteriorando lentamente,” diz Ronald Chesser, um biólogo ambiental na Universidade do Tech no Texas.
Nós temos ainda registros de civilizações que têm 3000 anos de idade, por muitos milhares de anos haveria ainda alguns sinais das civilizações que nós criamos.
Os lugares quentes e regiões mais úmidas, onde os processos do ecossistema tendem a funcionar mais rapidamente em todo o caso, regrediriam mais rapidamente do que os de clima frio. As extensões vastas do arroz, do trigo e outros grãos do mundo podem também levar algum tempo para reverter à espécie nativa. No extremo, alguns ecossistemas podem nunca retornar à maneira que eram antes dos seres humanos interferirem, porque se tornaram travados em um estado estável novo que resiste retornar ao original. No Havaí, por exemplo, as gramas introduzidas impediriam que as florestas nativas se reestabelecessem, disse David Wilcove, um biólogo da Universidade de Princeton.
Os descendentes selvagens dos animais domésticos e de plantas, provavelmente iriam transformar-se adições permanentes em muitos ecossistemas, assim como os cavalos selvagens e os porcos selvagens existem já em alguns lugares. A espécie altamente domesticada tal como o gado, cães e trigo, os produtos de séculos de seleção artificial, regrediriam para formas mais brutas.
Nos oceanos, as populações dos peixes se recuperariam em mais ou menos 5 anos.
O dióxido de carbono, a maior preocupação no mundo de hoje por causa de seu papel no aquecimento global permaneceria por mais de mil anos influenciando no clima até extinguir-se completamente, segundo Susan Solomon, uma química atmosférica com a administração Oceanic dos EUA e atmosférica nacional (NOAA) em Boulder, Colorado; mesmo se as emissões do CO2 pararem amanhã, o aquecimento global continuará.
Há outro gás importante no efeito estufa, o metano, que produz aproximadamente 20% do aquecimento global atual. A vida química do Metano na atmosfera é de aproximadamente 10 anos. “Nós podemos parar de emitir o metano, mas talvez já tenhamos provocado a mudança do clima ao ponto onde o metano possa ser liberado com outros processos que nós não tenhamos nenhum controle,” diz que Pieter Tans, um cientista atmosférico do NOAA em Boulder.
Se visitantes extraterrestres viessem à Terra daqui a 100.000 anos, não encontrariam nenhum sinal óbvio que uma civilização avançada tivesse vivido sempre aqui. Contudo se os estrangeiros tivessem ferramentas científicas boas poderiam achar algumas sugestões de nossa presença. Para um começo, o registro fóssil mostraria uma extinção maciça centrada no dia atual. Um pouco que escavassem poderiam também achar sinais intrigantes de uma civilização inteligente perdida, tais como concentrações densas dos esqueletos de um macaco bipedal grande, enterrados deliberadamente, alguns com os dentes de ouro ou jóias.
Os núcleos do sedimento do oceano mostrarão um período breve, durante o qual, as quantidades maciças de metais pesados tais como o mercúrio foram depositadas, um relicário de nossa sociedade industrial. A mesma faixa do sedimento mostrará também uma concentração de isotopos radioativos. A atmosfera carregará os traços de alguns gases que não ocorrem na natureza, especialmente perfluorcarbonos, tais como CF4, que têm uma vida média de milhares dos anos.
Finalmente, os pulsos das ondas de rádio lançadas para sempre para fora através da galáxia e além, prova que nós tivemos uma vez algo para dizer e uma maneira de dizer. Mas estas serão lembranças frágeis, lembretes quase patéticos de uma civilização que pensava estar no topo da evolução. A verdade é que a Terra se esquecerá de nós rapidamente.

Nenhum comentário: