Nesta terra de gigantes, que trocam vidas por diamantes...

11.6.11

Não consigo formatar meu Pendrive!

Saudações.:

Porque estou postando uma matéria técnica num blog de variedades? Porque o blog é meu e posto o que eu quiser. e também porque é útil pra alguém que esteja com o mesmo problema.

Hoje vou falar sobre um caso que aconteceu comigo.
Meu pendrive deu pau por causa de vírus, então tive que formatá-lo. Mas detalhe, continuavam aparecendo os arquivos gerando novos vírus nele... que merda.
Apaguei tudo pelo cd do Windows, ficou beleza, não apareceu mais vírus... Nem nada. Sumiu tudo e não conseguia mais dar um formato pra ele, o formatador do Windows dizia que era impossível formatá-lo.
Então achei esta dica que pode ser útil neste caso:

O sistema de arquivo utilizado pela pen drive é o FAT/FAT 32. Você pode visualizar o sistema de arquivo da sua pen drive utilizando o Gerenciamento de disco do Windows XP. Acesse: Painel de Controle --> Ferramentas administrativas --> Gerenciamento do computador --> Gerenciamento de disco. Também pode visualizar pelo Windows Explorer: posicione o ponteiro do mouse sobre a letra da unidade removível e clique com o botão direito do mouse, acesse Propriedades.

Imagem, 25Kb

Para formatar escolhendo a primeira opção, você deverá clicar com o botão direito do mouse sobre a caixa do disco removível e selecionar "Formato..", uma nova janela se abrirá com as seguintes opções: Rótulo e volume, Sistema de arquivos, Tamanho da unidade de alocação e Executar uma formatação rápida.

Imagem, 38Kb

Rótulo do volume: escolha um nome para identificar sua unidade removível.

Sistema de arquivos: escolha o sistema de arquivos FAT ou FAT 32. Mas vamos discutir um poucos mais sobre esses dois sistemas de arquivo:

O FAT ou FAT 16 é um sistema de arquivo que tem uma limitação de 2 GB por partição, ou seja, se você deseja criar e formatar uma partição com mais de 2 GB o sistema indicado será o FAT 32. Mas a minha pen drive tem somente 512 MB de capacidade? Ok. Não impedirá o uso do sistema de arquivos FAT, porém o sistema de arquivo FAT 32 formata a unidade com um padrão de cluster menor (medido em bytes), quanto menor o cluster maior será o espaço em disco disponível na sua pen drive. Você também poderá escolher um tamanho de cluster personalizado para formatação, mas o mais indicado é manter o tamanho padrão. Um ponto importante que deve ser observado é a performance, pois um padrão de formatação com cluster demasiadamente pequeno pode ocasionar redução na performance. Neste último ponto o FAT 16 tem uma melhor performance do que o FAT 32.

O NTFS é um outro tipo de sistema de arquivos não usual para as memórias pen drive.

Tamanho da unidade de alocação: mantenha a opção padrão ou personalize se você for um usuário avançado. Lembre-se do cluster.

Executar uma formatação rápida: mantenha a caixa vazia, sem seleção. A formatação rápida é indicada apenas como forma de delatar/limpar os dados da memória de forma efetiva.

Faça isto e terá seu pendrive novo em folha.

P.S. Achei a dica neste site: http://www.pendrivenet.com.br/dicas.asp?id_dica=130&chave_tecnica=uni