Nesta terra de gigantes, que trocam vidas por diamantes...

1.7.09

Burning Man - O Festival do outro mundo.













Hoje vou escrever sobre um dos festivais mais nonsense da nossa época.

É um festival que acontece no meio do deserto de Black Rock em Nevada, nos EUA, desde 1986. Onde cumina-se na queima de um homem de madeira, simbolizando todos os stress da vida diária.

Durante uma semana milhares de pessoas se espalham com suas tendas, carros, bicicletas e tudo mais. É montada a estrutura de uma verdadeira cidade em forma de lua. É a maior mistura de eventos acontecendo ao mesmo tempo que se pode imaginar: Os participantes prestam culto à arte, rituais esotéricos, raves 24 horas por dia, corridas com aranhas mecânicas, carros saídos direto do Mad Max, nudismo, vale tudo nesse festival! É um desprendimento do modo diário de vida comum em busca de algo totalmente diferente.

Como escreveu a Lenara Verle:  "Em um lugar você pode escrever seu pedido ao deus do fogo, em outro fotografar a sua vagina para a posteridade, ou controlar luzes piscantes em um arco na areia, passear de camelo, mandar mensagens para o espaço, dançar até amanhecer, andar de avião pelado, ser psicanalisado, entrar em um concurso de fantasias, dar e/ou receber massagens, tomar sorvete, levar choques elétricos, participar das mais variadas seitas, práticas alternativas, aulas, rituais e festas."

"Um café expresso pode ser barganhado em troca de um strip-tease, e você pode acender o cigarro no lança-chamas portátil do vizinho.
Para ir rapidamente de um lugar a outro da cidade, dá pra escolher entre sofás motorizados, riquixás com ou sem abanador acoplado, um bar sobre rodas, ou o gorila que carrega as pessoas nas costas. Até as dez da manhã meninas de topless ganham carona de avião sem pagar nada. Andar de camelo é mais difícil - o camelo tem que ir com a sua cara, ou então nada feito."

Não há dinheiro ali, tudo funciona na base da troca.  Os participantes precisam levar absolutamente tudo o que vão precisar e no final do festival o deserto deve ficar como se não tivesse havido nada ali, absolutamente limpo. Todas as obras de arte feitas durante o festival são queimadas e,com elas, são queimadas toneladas de fogos de artifício.

Quem vai uma vez geralmente volta nos próximos com idéias novas de diversão. Por isso o festival aumenta anualmente.

Este ano acontecerá de 31 de agosto a 7 de setembro. O preço é a partir de US$ 280,00. Por esse preço vale participar desse festival neo-hippie-techno-cyber-punk.

Para quem quiser saber mais sobre isso:  http://www.burningman.com/

P.S. Ainda escreverei sobre o Kumbh Mela qualquer dia desses.